Saiba como as novidades dos computadores vão influenciar os videogames do futuro
Como todos os fanáticos por computadores sabem a configuração perfeita para um PC de jogos está sempre desatualizada. Jogos cada vez mais avançados requerem máquinas cada vez mais poderosas para rodar os gráficos de ultima geração.
E justamente quando você pensou que teria uma folga, graças ao seu quad-core SLIed-up, a Intel resolve repensar toda a estrutura das suas CPUs e entra de cabeça no mercado das placas de vídeo.
Mas isso não é tudo, o ano de 2009 reserva algumas surpresas que vão explodir a cabeça dos jogadores. Os monitores de alta resolução estão com preços descendentes, a Microsoft planeja o lançamento oficial do Windows 7 (com suporte para interface com telas sensíveis ao toque) e outras novidades da informática deve fazer de 2009 a base para um 2010 formidável para os computadores.
A nova investida da Microsoft
Se você está esperando por mudanças radicais com o Windows 7, pode tirar a CPU da chuva. Este ainda é o Windowns, mas sem os tão inoportunos problemas de compatibilidade presentes no Windowns Vista (pelo menos é o que a Microsoft afirma).
Tudo o que funciona no Vista deve funcionar de acordo no Windowns 7. Talvez o ponto mais importante disto tudo seja a melhoria no desempenho das máquinas (que penavam um bocado com o Vista).
Nas palavras de um certo William Gates, o Windows 7 será: "...mais energeticamente econômico, ocupará menos memória, será mais eficiente e oferecerá mais conexões, incluindo para os telefones celulares, o que deve criar a melhor plataforma de jogos disponível”. È ver para crer, quem quiser já pode baixar a versão Beta do sistema operacional, que deve ser lançado oficialmente na metade do ano.
Sensível ao toque
iPhone e Tom Cruise
Um dos principais objetivos do novo Windows 7 é o de oferecer a melhor interface com os monitores sensíveis ao toque. Isso mesmo, a mesma “mágica” do iPhone e do Nintendo DS, deve aportar dentro em breve nos monitores dos computadores (no melhor estilo Minority report - A Nova Lei).
Ainda não se sabe exatamente se a tecnologia será viabilizada diretamente para os desktops, ou se deve ser voltado primeiramente para os laptops (o mais provável). De qualquer forma o impacto só deve ser sentido em 2010, mas certamente isto terá um grande impacto no mundo dos jogos e no futuro dos computadores a longo prazo.
CPU Core i7
O milagre da micro arquitetura
A Intel apresenta os sucessores da dinastia Core 2 — sendo que todos os chips da série Core i7 (nome da nova linhagem) serão quad core. Além disso, o novo chip se beneficia do hyper-threading ou hiperprocessamento (tecnologia usada para simular dois processadores), desta forma o Windows pensará que você tem um total de oito núcleos.
Não espera por um desempenho de oito núcleos, mas conte com um salto de qualidade no suporte aos seus jogos. Diferente do que acontece com a maioria dos quadders disponíveis no mercado (basicamente dois dual-cores amarrados juntos) todos os núcleos estão no mesmo ponto, o que vai impulsionar o desempenho para cima.
E isso não é tudo, a Intel finalmente adotou o controlador de memória integrada, que por muito tempo foi o grande diferencial da Athlon 64. isso significa que a CPU poderá se comunicar diretamente com a RAM, ao invés de ser retardada pelo processo de comunicação através da placa mãe.
Enquanto isso a ATI-AMD está trabalhando em um novo projeto, o Fusion, que promete ser uma fusão entre uma CPU e uma GPU o que, teoricamente, colocará a empresa de volta na briga do processadores.
Intel Larrabee
Uma nova força surge no horizonte
Com a Intel mais forte do que nunca, graças ao sucesso do Core 2 Duo, a empresa finalmente pode apostar em novos projetos. Para ser mais especificamente, as placas de vídeo, algo que a empresa sempre mostrou interesse, mas nunca s envolveu por completo.
Mas a Larrabee promete mudar essa história. A placa da Intel promete jogar poeira na cara das linhas GeForces e Radeons, isso porque ela é essencialmente construída sob princípios diferentes das concorrentes: abusando tanto das CPUs como das GPUs.
Como ícone da Guerra Nvidia vs. Intel, pelo futuro de todos os processadores, a Larrabee é suficientemente ponderosa para rodar, por si só, o Windows; e já se fala de uma versão modificada para a CPU.
Supostamente a placa contaria com 24, 32 ou 48 núcleos — e que teoricamente poderia rodar Gears of War e Half-Live 2: Episode Two a 60fps com resolução de 1600x1200 — a Larrabee pode chegar ao mercado ainda este ano.
Telão
Com o preço dos monitores despencando você deve ter duas coisas em mente. Primeiro, a maioria dos monitores de tela grande suportam resoluções de 1920x1200 e rodar jogos com uma resolução inferior terá como resultado uma imagem borrada. Portanto certifique-se de que a sua placa de vídeo agüenta o tranco.
Segundo, existe uma guerra sendo travada dentro das trincheiras dos monitores LCD. As telas LCD utilizam uma tecnologia de Transístor de Película Fina (TFT, em inglês) que se divide em três categorias: TN, PVA ou IPS.
Cada uma delas apresenta qualidades diferentes e basicamente provam que ainda não existe um monitor verdadeiramente multifuncional (excelente em todos os aspectos). Conforme as suas necessidades uma será mais adaptada do que a outra.
A TN é a melhor para os jogos, por conta do seu tempo de resposta mais rápido, a PVA é a escolha ideal para a reprodução de filmes — graças aos seus aspectos de contrastes e ângulos de visualização —, enquanto o IPS é o mais indicado para os desktops, por conta da sua excelente reprodução de cores.
E justamente quando você pensou que teria uma folga, graças ao seu quad-core SLIed-up, a Intel resolve repensar toda a estrutura das suas CPUs e entra de cabeça no mercado das placas de vídeo.
Mas isso não é tudo, o ano de 2009 reserva algumas surpresas que vão explodir a cabeça dos jogadores. Os monitores de alta resolução estão com preços descendentes, a Microsoft planeja o lançamento oficial do Windows 7 (com suporte para interface com telas sensíveis ao toque) e outras novidades da informática deve fazer de 2009 a base para um 2010 formidável para os computadores.
A nova investida da Microsoft
Se você está esperando por mudanças radicais com o Windows 7, pode tirar a CPU da chuva. Este ainda é o Windowns, mas sem os tão inoportunos problemas de compatibilidade presentes no Windowns Vista (pelo menos é o que a Microsoft afirma).
Tudo o que funciona no Vista deve funcionar de acordo no Windowns 7. Talvez o ponto mais importante disto tudo seja a melhoria no desempenho das máquinas (que penavam um bocado com o Vista).

Sensível ao toque
iPhone e Tom Cruise
Um dos principais objetivos do novo Windows 7 é o de oferecer a melhor interface com os monitores sensíveis ao toque. Isso mesmo, a mesma “mágica” do iPhone e do Nintendo DS, deve aportar dentro em breve nos monitores dos computadores (no melhor estilo Minority report - A Nova Lei).
Ainda não se sabe exatamente se a tecnologia será viabilizada diretamente para os desktops, ou se deve ser voltado primeiramente para os laptops (o mais provável). De qualquer forma o impacto só deve ser sentido em 2010, mas certamente isto terá um grande impacto no mundo dos jogos e no futuro dos computadores a longo prazo.

CPU Core i7
O milagre da micro arquitetura
A Intel apresenta os sucessores da dinastia Core 2 — sendo que todos os chips da série Core i7 (nome da nova linhagem) serão quad core. Além disso, o novo chip se beneficia do hyper-threading ou hiperprocessamento (tecnologia usada para simular dois processadores), desta forma o Windows pensará que você tem um total de oito núcleos.

Não espera por um desempenho de oito núcleos, mas conte com um salto de qualidade no suporte aos seus jogos. Diferente do que acontece com a maioria dos quadders disponíveis no mercado (basicamente dois dual-cores amarrados juntos) todos os núcleos estão no mesmo ponto, o que vai impulsionar o desempenho para cima.
E isso não é tudo, a Intel finalmente adotou o controlador de memória integrada, que por muito tempo foi o grande diferencial da Athlon 64. isso significa que a CPU poderá se comunicar diretamente com a RAM, ao invés de ser retardada pelo processo de comunicação através da placa mãe.
Enquanto isso a ATI-AMD está trabalhando em um novo projeto, o Fusion, que promete ser uma fusão entre uma CPU e uma GPU o que, teoricamente, colocará a empresa de volta na briga do processadores.
Intel Larrabee
Uma nova força surge no horizonte
Com a Intel mais forte do que nunca, graças ao sucesso do Core 2 Duo, a empresa finalmente pode apostar em novos projetos. Para ser mais especificamente, as placas de vídeo, algo que a empresa sempre mostrou interesse, mas nunca s envolveu por completo.

Mas a Larrabee promete mudar essa história. A placa da Intel promete jogar poeira na cara das linhas GeForces e Radeons, isso porque ela é essencialmente construída sob princípios diferentes das concorrentes: abusando tanto das CPUs como das GPUs.
Como ícone da Guerra Nvidia vs. Intel, pelo futuro de todos os processadores, a Larrabee é suficientemente ponderosa para rodar, por si só, o Windows; e já se fala de uma versão modificada para a CPU.
Supostamente a placa contaria com 24, 32 ou 48 núcleos — e que teoricamente poderia rodar Gears of War e Half-Live 2: Episode Two a 60fps com resolução de 1600x1200 — a Larrabee pode chegar ao mercado ainda este ano.
Telão
O ataque dos monitores gigantes
Com o preço dos monitores despencando você deve ter duas coisas em mente. Primeiro, a maioria dos monitores de tela grande suportam resoluções de 1920x1200 e rodar jogos com uma resolução inferior terá como resultado uma imagem borrada. Portanto certifique-se de que a sua placa de vídeo agüenta o tranco.
Segundo, existe uma guerra sendo travada dentro das trincheiras dos monitores LCD. As telas LCD utilizam uma tecnologia de Transístor de Película Fina (TFT, em inglês) que se divide em três categorias: TN, PVA ou IPS.
Cada uma delas apresenta qualidades diferentes e basicamente provam que ainda não existe um monitor verdadeiramente multifuncional (excelente em todos os aspectos). Conforme as suas necessidades uma será mais adaptada do que a outra.
A TN é a melhor para os jogos, por conta do seu tempo de resposta mais rápido, a PVA é a escolha ideal para a reprodução de filmes — graças aos seus aspectos de contrastes e ângulos de visualização —, enquanto o IPS é o mais indicado para os desktops, por conta da sua excelente reprodução de cores.

Nenhum comentário:
Postar um comentário